Plano Individual

Fóruns Creche Plano Individual

  • Post
  • Liliana Silva
    Administrador

    Como eu faço um plano individual?

    Para criar um plano individual (PI) eu uso por base a tabela que está no manual de “Processos Chave” da Segurança Social, sendo que ajustei os objetivos com base nas três finalidades educativas em creche apresentadas no livro “Avaliação em Creche, CRECHEndo com qualidade”, da Porto Editora.
    Ao longo dos anos tenho feito algumas adaptações à minha prática e ajustando ao que considero mais prático, lógico e pedagógico, sendo que tenho sempre de respeitar as normas definidas pela instituição onde trabalho.

    Neste momento, quando faço um PI só vou referir as competências que identifico como importantes a promover com aquela criança. Para isso tenho em conta as observações que faço no período inicial.
    Tenho por hábito fazer registos de observações que foram significativos durante o dia, tiro fotos e faço pequenos vídeos, assim, na hora de criar o PI tenho toda esta informação para que seja mais fácil saber o que quero propor.
    Muito importante para criar o PI é falar com a família e perceber quais as suas preocupações em relação ao desenvolvimento da criança, de forma a criar um PI que espelhe a intenção de trabalho e que vá ao encontro dos interesses da família.
    Podem ver um exemplo de um Plano Individual.

    –> Download Aqui <–

    Nota importante: Têm de ter o cuidado de ver se a instituição onde estão a trabalhar tem algum modelo já definido para os documentos pedagógicos e se os objetivos/competências definidas por vocês vai ao encontro das que estão nos modelos da instituição. Isto para que, no caso de um acompanhamento/fiscalização os modelos da instituição correspondam aos que apresentam.

A visualizar 2 respostas - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Respostas
  • Diana Brandão
    Participante

    Muito obrigada por esta partilha.
    Todos os anos sinto a mesma necessidade de ajustar as competências em observação e reorganizo objetivos.
    Gostei muito da organização que apresentou, com base nas finalidades do CRECHEndo, integrando os processos chave da seg social nessas finalidades. Estou a tentar fazer algo idêntico.
    Será que podia partilhar essa organização?
    Obrigada!

    Liliana Silva
    Administrador

    Diana,
    Muito obrigada pelo seu feedback, para criar os Planos individuais eu uso a plataforma EducaYOU, que simplifica muito mais o processo de criar os P.I.’s pode conhecer melhor a forma como organizo os Planos individuais, usando o link que vou deixar de seguida.
    https://app.educa4you.net/signup
    Aqui pode criar a sua conta gratuita de teste e conhecer como a plataforma facilita no processo de organização dos Planos individuais.

A visualizar 2 respostas - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.