Projeto Pedagógico ou Pojeto Curricular de Turma

Fóruns Pré-escolar Projeto Pedagógico ou Pojeto Curricular de Turma

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  • Liliana Silva
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    Existem diferentes formas e modos de criar o PROJETO CURRICULAR DE TURMA, vou deixar aqui duas sugestões de organização.

    – A DIREÇÃO GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR sugere:

    Projeto Curricular de Grupo/Turma

    1.Diagnóstico
    a) Caraterização do grupo
    b) Identificação de interesses e necessidades
    c) Levantamento de recursos
    2. Fundamentação das opções educativas (tendo em conta o diagnóstico efetuado e as grandes opções educativas definidas no projeto curricular do estabelecimento/escola)
    3. Metodologia
    4. Organização do ambiente educativo
    a) Do grupo
    b) Do espaço
    c) Do tempo
    d) Da equipa
    e) Do estabelecimento educativo
    5. Intenções de trabalho para o ano letivo
    a) Opções e prioridades curriculares
    b) Objetivos/efeitos esperados
    c) Estratégias pedagógicas e organizativas previstas das componentes educativa e de apoio à família
    d) Previsão dos intervenientes e definição de papéis
    6. Previsão de procedimentos de avaliação
    a) Dos processos e dos efeitos
    b) Com as crianças
    c) Com a equipa
    d) Com a família
    e) Com a comunidade educativa
    7. Relação com a família e outros parceiros educativos
    8. Comunicação dos resultados e divulgação da informação produzida
    9. Planificação das atividades

    – O INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL (MANUAL PROCESSOS-CHAVE) sugere:

    1. Contextualização.
    2. Período a que se reporta.
    3. Caracterização do grupo de crianças a que se destina.
    4. Constituição da equipa.
    5. Definição dos objetivos operacionais.
    6. Conjunto de estratégias e métodos para a operacionalização desses objetivos.
    7. Plano de Atividades Sociopedagógicas.
    8. Plano de Formação/Informação.
    9. Recursos a afetar à implementação (humanos, físicos e financeiros e da comunidade).
    10. Calendarização, horários e complementaridades com outros serviços e atividades quer do estabelecimento quer da comunidade/parceiros.
    11. Metodologia de divulgação do projeto pedagógico.

    OBS.: Estes modelos não são obrigatórios de seguir, são apenas um apoio e orientação.

    Dados retirados do “Manual de Processos-Chave Creche”, 2ª edição. E da “Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007”, Direção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, Ministério da Educação.

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  • Liliana Silva
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    Avaliação do PCT

    A avaliação do PCT deverá contemplar:
    Metas – qual foi ou quais foram as metas que nortearam o seu projeto curricular?
    • Deverá defini-las e fazer constar se foram ou não atingidas;
    • Identificar os constrangimentos que dificultaram o processo;
    • Ajuizar sobre os resultados relativamente ao impacto nas crianças, nomeadamente no desenvolvimento das competências visadas aquando da sua definição.

    Cumprimento das atividades definidas no PCT – (plano anual de atividades, planificações mensais, etc.)
    • Deverá referir se foram concretizadas as atividades previstas, sem as enunciar, uma vez que constam das planificações e no PCT;
    • Identificar quais as atividades que não foram concretizadas e as razões que o justificam.

    Outros projetos – Integrado no PCT há a destacar algum projeto específico?
    • Identifique o(s) projeto(s) e ajuíze relativamente à sua concretização, dificuldades encontradas e resultados obtidos (impacto).

    Estratégias e metodologias – Relativamente às estratégias e metodologia definidas no PCT:
    • Deverá referir se foram ou não adequadas;
    • Se houve necessidade de proceder a reformulações com vista a uma resposta mais eficaz;

    Resultados – Tendo por referência a avaliação das crianças, deverá refletir sobre os resultados obtidos:
    • Foram desenvolvidas as competências essenciais definidas no PCT?
    • Globalmente, com base nos elementos de que dispõe, como classifica os resultados obtidos?

    Articulação curricular – O PCT contempla a articulação com outros níveis de ensino? • Deverá ajuizar sobre a adequação das atividades concretizadas e sobre o impacto nas crianças.

    Um aspeto a reter é que tudo que foi alvo da sua atenção na elaboração do PCT deverá ser avaliado! Negar a avaliação de aspetos definidos no PCT é retirar-lhes importância, esvaziando-os de intencionalidade educativa. Por essa razão, se está definido no PCT, deverá ser avaliado. Poderá ainda acontecer que tenha concretizado outras atividades que não foram definidas no PCT. Estas deverão ser identificadas e alvo de reflexão. A interação escola / família / comunidade deverá ser igualmente alvo de análise em função da sua relevância para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.

    Avaliar o PCT implica avaliar a adequação das suas escolhas relativamente à definição de metas e estratégias, a sua capacidade de gestão e concretização dos planos de ação e o impacto expresso nos resultados obtidos. Quanto mais objetivos forem os dados de que dispõe, mais clara e precisa será a avaliação e em consequência, mais eficaz. Daqui ressalta a evidência de que a avaliação do PCT não será traduzida num extenso documento mas num par de páginas.

    Escrito por: Albertina Pereira, retirado de http://educanaweb.googlepages.com

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