Material Lúdico e Pedagógico

Fóruns Creche Material Lúdico e Pedagógico

  • Post
  • Liliana Silva
    Administrador

    1. Material Lúdico-Pedagógico para as Actividades

    O material disponível:
    • Deve ser adequado à faixa etária das crianças.
    • Deve encontrar-se em boas condições de higiene e conservação (i.e. não deve estar partido ou riscado).
    • Deve ser frequentemente mudado de sítio e guardado, permitindo a sua rotação pelos espaços, procurando manter o interesse da criança.
    • Deve ser não tóxico e de fácil lavagem e limpeza, permitindo que a criança o utilize em adequadas condições de segurança e higiene.
    • Deve ser em número suficiente para poder envolver todas as crianças em actividades espontâneas e/ou propostas, adequadas ao seu desenvolvimento global.
    • Deve ter diferentes texturas e ser feito de materiais diversos (p.e. espuma, madeira, plástico) e de diferentes cores.

    • Os materiais propostos diariamente devem:
    • Estimular uma variedade de competências e de aprendizagens por parte de cada criança individualmente e em grupo.
    • Permitir uma multiplicidade de utilizações por parte da criança, em adequadas condições de segurança.
    • Promover o desenvolvimento de uma consciência social e cultural por parte das crianças, facultando o acesso a brinquedos que permitam experimentar variedade geracional (p.e. imagens e fotografias a representar pessoas em diferentes idades em interacção), étnica e racial (p.e. bonecas multirraciais, livros e imagens com bonecos multirraciais) e uma igualdade no desempenho de papéis (p.e. imagens a apresentar crianças a desempenhar papéis, independentemente do que culturalmente lhes é atribuído).
    • Devem existir muitos brinquedos em duplicado ou que permitem igual utilização por parte da criança (p.e. diferentes brinquedos de puxar; diferentes bonecas de igual tamanho; diferentes triciclos; diferentes bolas).
    • Deve existir material de apoio para as crianças que estão a aprender a andar.

    Deve estar disponível uma grande variedade de material e brinquedos por forma a que as crianças possam brincar, de forma independente e segura:
    • Livros adequados às faixas etárias das crianças acolhidas.
    • Variedade de blocos (p.e. com diferentes tamanhos, formas, encaixe e cores) e acessórios, disponíveis a qualquer momento para as crianças.
    • Puzzles.
    • Material para jogos “de faz de conta” adequado ao tamanho das crianças (p.e. forno pequeno, cozinha pequena, roupas e acessórios, telefone de brincar).
    • Bonecos macios e de toque agradável à criança (p.e. bonecos de peluche, de tecido).
    • Material para jogos de areia e de água.
    • Espelho.

    Sugestões de Material para Promoção do Desenvolvimento
    Motricidade:
    Bebés:
    • Bolas de diferentes tamanhos.
    • Brinquedos para fazer torres.
    • Brinquedos que a criança possa olhar, sentir, tocar e colocar na boca (p.e. bonecos de plástico ou peluche, argolas de borracha rugosas).
    • Livros de folha grossa com imagens simples.
    • Espelho com trave.

    Crianças mais velhas:
    • Equipamento que permita escalada (subir e descer)
    • Brinquedos de leitura
    • Bolas de diferentes tamanhos
    • Blocos e puzzles
    • Espaços com água, areia e outras texturas

    Linguagem e literacia:
    Crianças com menos de 2 anos:
    •Livros e imagens feitos de material durável, com imagens simples de pessoas e de objectos familiares, que apresentem histórias breves sobre actividades da vida diária.

    Crianças com mais de 2 anos:
    • Livros e imagens que apresentem uma variedade de situações reais, “de faz de conta” e de informação.

    Outro material:
    • Telefones.
    • Bonecos.
    • Jogos interactivos.
    • Material escrito e áudio na linguagem usada em casa de cada criança (p.e. fornecido pelas famílias).

    Arte:
    Crianças com menos de 2 anos:
    • Lápis ou marcadores de cores variadas.
    • Grandes pedaços de papel de diferentes texturas e cores.
    • Tintas para pintar à mão.
    • Aguarelas.
    • Plasticina.
    • Barro.
    • Massa de pão.

    Crianças com mais de 2 anos:
    • Material para pintura e desenhar (p.e. lápis de carvão, lápis de pastel, tintas, telas, folhas de papel).
    • Tesoura (modelo adaptado para crianças, incluindo modelo para canhotos).
    • Papéis de vários tamanhos, cores e texturas.
    • Cola.
    • Pasta de cola e de papel.
    • Plasticina.
    • Barro.
    • Massa de pão.
    • Desperdícios de diferentes materiais (p.e. papel, fios, madeira, tecidos).

    Matemática:
    Material de diferentes cores, tamanhos, formas que permita:
    • Contar.
    • Comparar diferenças e similaridades.
    • Ordenar.
    • Encaixar.
    • Sequenciar.
    • Classificar.
    • Reconhecer e criar padrões.

    Ciência:
    Material que possibilite a realização de pequenas experiências com as crianças:
    • Material com magnéticos (p.e. bonecos, letras, imagens).
    • Superfície magnetizada (p.e. quadro).
    • Termómetro do exterior.
    • Balança e escala de medição.
    • Areia, terra, serradura e outras substâncias similares.
    • Blocos, carros e rampas.
    • Água.
    • Sementes.

    Música:
    • Diferentes instrumentos musicais (p.e. xilofone, tambor, guitarra, pianola).
    • Diferentes materiais recicláveis para construir instrumentos musicais (p.e. copos, garrafas, caixas, pacotes de leite).
    • Caixas de música.
    • Leitor de CD e cassetes (cassetes e CD’s).

    Actividades dramáticas:
    • Vestuários.
    • Cenários.
    • Blocos e caixas.
    • Bonecos e animais de peluche.
    • Miniaturas de animais e de pessoas a representar diferentes profissionais e actividades.
    • Espelho.

    Retirado do Manual de Processos Chave da Creche, 2ªedição.

  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.