- Este tópico tem 0 respostas, 1 utilizador, e foi atualizado pela última vez há 5 anos, 2 mêses por Liliana Silva.
- Post
- 17 de Junho, 2019 às 15:54
1. Material Lúdico-Pedagógico para as Actividades
O material disponível:
• Deve ser adequado à faixa etária das crianças.
• Deve encontrar-se em boas condições de higiene e conservação (i.e. não deve estar partido ou riscado).
• Deve ser frequentemente mudado de sítio e guardado, permitindo a sua rotação pelos espaços, procurando manter o interesse da criança.
• Deve ser não tóxico e de fácil lavagem e limpeza, permitindo que a criança o utilize em adequadas condições de segurança e higiene.
• Deve ser em número suficiente para poder envolver todas as crianças em actividades espontâneas e/ou propostas, adequadas ao seu desenvolvimento global.
• Deve ter diferentes texturas e ser feito de materiais diversos (p.e. espuma, madeira, plástico) e de diferentes cores.• Os materiais propostos diariamente devem:
• Estimular uma variedade de competências e de aprendizagens por parte de cada criança individualmente e em grupo.
• Permitir uma multiplicidade de utilizações por parte da criança, em adequadas condições de segurança.
• Promover o desenvolvimento de uma consciência social e cultural por parte das crianças, facultando o acesso a brinquedos que permitam experimentar variedade geracional (p.e. imagens e fotografias a representar pessoas em diferentes idades em interacção), étnica e racial (p.e. bonecas multirraciais, livros e imagens com bonecos multirraciais) e uma igualdade no desempenho de papéis (p.e. imagens a apresentar crianças a desempenhar papéis, independentemente do que culturalmente lhes é atribuído).
• Devem existir muitos brinquedos em duplicado ou que permitem igual utilização por parte da criança (p.e. diferentes brinquedos de puxar; diferentes bonecas de igual tamanho; diferentes triciclos; diferentes bolas).
• Deve existir material de apoio para as crianças que estão a aprender a andar.Deve estar disponível uma grande variedade de material e brinquedos por forma a que as crianças possam brincar, de forma independente e segura:
• Livros adequados às faixas etárias das crianças acolhidas.
• Variedade de blocos (p.e. com diferentes tamanhos, formas, encaixe e cores) e acessórios, disponíveis a qualquer momento para as crianças.
• Puzzles.
• Material para jogos “de faz de conta” adequado ao tamanho das crianças (p.e. forno pequeno, cozinha pequena, roupas e acessórios, telefone de brincar).
• Bonecos macios e de toque agradável à criança (p.e. bonecos de peluche, de tecido).
• Material para jogos de areia e de água.
• Espelho.Sugestões de Material para Promoção do Desenvolvimento
Motricidade:
Bebés:
• Bolas de diferentes tamanhos.
• Brinquedos para fazer torres.
• Brinquedos que a criança possa olhar, sentir, tocar e colocar na boca (p.e. bonecos de plástico ou peluche, argolas de borracha rugosas).
• Livros de folha grossa com imagens simples.
• Espelho com trave.Crianças mais velhas:
• Equipamento que permita escalada (subir e descer)
• Brinquedos de leitura
• Bolas de diferentes tamanhos
• Blocos e puzzles
• Espaços com água, areia e outras texturasLinguagem e literacia:
Crianças com menos de 2 anos:
•Livros e imagens feitos de material durável, com imagens simples de pessoas e de objectos familiares, que apresentem histórias breves sobre actividades da vida diária.Crianças com mais de 2 anos:
• Livros e imagens que apresentem uma variedade de situações reais, “de faz de conta” e de informação.Outro material:
• Telefones.
• Bonecos.
• Jogos interactivos.
• Material escrito e áudio na linguagem usada em casa de cada criança (p.e. fornecido pelas famílias).Arte:
Crianças com menos de 2 anos:
• Lápis ou marcadores de cores variadas.
• Grandes pedaços de papel de diferentes texturas e cores.
• Tintas para pintar à mão.
• Aguarelas.
• Plasticina.
• Barro.
• Massa de pão.Crianças com mais de 2 anos:
• Material para pintura e desenhar (p.e. lápis de carvão, lápis de pastel, tintas, telas, folhas de papel).
• Tesoura (modelo adaptado para crianças, incluindo modelo para canhotos).
• Papéis de vários tamanhos, cores e texturas.
• Cola.
• Pasta de cola e de papel.
• Plasticina.
• Barro.
• Massa de pão.
• Desperdícios de diferentes materiais (p.e. papel, fios, madeira, tecidos).Matemática:
Material de diferentes cores, tamanhos, formas que permita:
• Contar.
• Comparar diferenças e similaridades.
• Ordenar.
• Encaixar.
• Sequenciar.
• Classificar.
• Reconhecer e criar padrões.Ciência:
Material que possibilite a realização de pequenas experiências com as crianças:
• Material com magnéticos (p.e. bonecos, letras, imagens).
• Superfície magnetizada (p.e. quadro).
• Termómetro do exterior.
• Balança e escala de medição.
• Areia, terra, serradura e outras substâncias similares.
• Blocos, carros e rampas.
• Água.
• Sementes.Música:
• Diferentes instrumentos musicais (p.e. xilofone, tambor, guitarra, pianola).
• Diferentes materiais recicláveis para construir instrumentos musicais (p.e. copos, garrafas, caixas, pacotes de leite).
• Caixas de música.
• Leitor de CD e cassetes (cassetes e CD’s).Actividades dramáticas:
• Vestuários.
• Cenários.
• Blocos e caixas.
• Bonecos e animais de peluche.
• Miniaturas de animais e de pessoas a representar diferentes profissionais e actividades.
• Espelho.Retirado do Manual de Processos Chave da Creche, 2ªedição.
Etiquetas: Áreas de Conteúdo, Material, Sala, Temas
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.