- Este tópico tem 0 respostas, 1 utilizador, e foi atualizado pela última vez há 4 anos, 10 mêses por Liliana Silva.
- Post
- 17 de Outubro, 2019 às 13:56
Por vezes temos receio de partilhar com o grupo e deixar disponível para uso livre das crianças alguns livros que nos são queridos.
Os livros que estão na área da biblioteca da sala são os livros que nós mais valorizamos ou esses estão guardados?
Podemos muitas vezes ter receio de que os livros que gostamos mais e que gostamos de ler em voz alta para o grupo possam ser rasgados ou pisados durante as brincadeiras e retiramos do acesso livre das crianças.Vou deixar aqui umas dicas práticas para poder contornar esse medo.
1. Leia o livro para o grupo. As crianças precisam de se identificar com a história e com o livro. Se dermos a conhecer um determinado livro à criança, quando ela voltar a entrar em contacto com ela vai muito provavelmente querer reconhecer as personagens e reinterpretar a história.
2. Evite excessos, é muito importante que os livros estejam bem organizados e de fácil acesso. Para que a criança possa chegar de forma simples e rápida aos seus livros preferidos e não sentir que tem de vasculhar para os encontrar. É preferível colocar menos livros disponíveis para o grupo para que possam desfrutar de forma serena de todos eles do que criar um amontoado de livros que muitas vezes não conseguem lidar.
3. Mostre carinho pelos seus livros. Mostrar e dar o exemplo é essencial. Para além de dizer como devemos cuidar dos nossos livros devemos mostrar afeto por eles, pegar neles com cuidado, até abraça-los para que as crianças possam replicar os nossos gestos. Quando contamos uma história podemos pegar no livro com cuidado e partilhar com o grupo o facto daquele livro ser um dos nossos livros favoritos. Ao demonstrar fisicamente que gostamos e respeitamos aquele livro as crianças irão perceber que os livros são especiais e estarão mais conscientes de que precisam de cuidar deles também.
5. Crie um kit de emergência para livros. Quando perceber que existe algum livro danificado ou caído no chão, apanhe-o com cuidado e trate de o reparar de imediato, não deixe para mais tarde. Assim as crianças perceberão que é mesmo um cuidado que devem ter e não devem deixar para mais tarde, é de extrema importância cuidar dos livros.
6. Deixe na prateleira livros que as crianças gostem e que tenham mostrado entusiasmo ao ouvir essas histórias. Criar um espaço com objetos/livros que lhes traga significado ajuda a que possam desfrutar dos momentos de biblioteca com um carinho maior e possibilitando a momentos de fantasia e imaginação mais valorosos.
Adaptado do blog de Deborah Stewart, Teach Preschool.
Etiquetas: Biblioteca, Livros
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.