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Beatriz Guilherme Pereira.
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- 2 de Julho, 2019 às 10:20
Estruturação Espaço-Temporal – Quinto Fator Psicomotor
Uma palavra tão grande para definir algo tão determinante na forma como nos deslocamos, na nossa organização no tempo e espaço, na nossa noção de direção e distância, no nosso sentido de sucessão de acontecimentos e até no bom sentido rítmico para aquela música que nos adoramos cantarolar.
Imaginam a nossa vida sem sermos capazes de fazer tudo isto? Não seria impossível viver, mas as condições seriam especiais.A partir dos 4 a 5 anos, há um pico alto no desenvolvimento e na maturação deste factor. Algo que devem estimular desde cedo, mas que é essencial apostar e trabalhar nestas idades em que os factores anteriores também já se encontram mais potenciados e desenvolvidos.
Alguns sinais de Alarme
– A criança ainda não é capaz de seguir instruções de forma autónoma.
– Tem dificuldade em seguir mapas ou pequenos trajetos desenhados.
– A criança está sempre a ir contra objetos, pessoas, etc.
– A criança tem dificuldades em organizar a sucessão de acontecimentos do seu dia-a-dia ou passo-a-passo de tarefas e atividades.
– Tem dificuldades em seguir noções de direção e em medir distâncias.
– Tem dificuldade em saber esperar e/ou distribuir e organizar-se no tempo durante as atividades e tarefas.A Estruturação Espaço-Temporal implica assim a nossa organização no espaço e tempo. Ambas estas organizações estão interligadas pois, muitas vezes, o cruzamento desta informação permite atingirmos os nossos objetivos. Por exemplo, ao escrevermos é importante sabermos as direções implicadas na escrita de cada letra (organização espacial) tal como o momento em que a direção muda (organização temporal).
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