- This topic has 0 respostas, 1 utilizador, and was last updated Há 6 years, 8 months by
Liliana Silva.
- Post
- 17 de Junho, 2019 às 14:38
As crianças adquirem, ao longo do tempo, hábitos diferentes, alguns deles muito agradáveis e outros nem tanto.
Morder é um dos hábitos mais frequentes durante a primeira infância, mas certamente que não será um consolo para os pais. Isso pode fazer com que os pais sintam que o seu filho pequeno se torna um tipo de ameaça dentro do grupo.
Muitos consideram que o estágio de morder pode passar rapidamente, mas nem sempre é o caso. Vamos falar sobre as diferentes formas e dicas que podemos seguir para ajudar a criança a superar esse hábito.
Causas para uma criança morder
É normal que, durante a infância, a criança tenha o hábito de morder. Bebés e crianças pequenas mordem por razões diferentes, quando os dentes saem, quando querem explorar um brinquedo ou quando querem saber algo através de suas bocas. À medida que começam a entender a relação de causa e efeito, eles também podem usar o hábito de morder pessoas para ver as reações.
Para muitas crianças, morder é uma forma de chamar a atenção ou expressar o que sentem num determinado momento. Quando eles estão com raiva, frustrados ou com medo e não conseguem expressar os seus sentimentos com palavras, precisam demonstrar o que acontece com eles rapidamente, talvez nesses casos eles mordam para chamar a sua atenção ou mostrar o seu descontentamento.
O hábito de morder geralmente ocorre com maior frequência entre o ano e os dois anos de idade. À medida que sua linguagem melhora, as mordidas começam a diminuir.
Dicas para evitar mordidas de crianças
É necessário tomar as medidas imediatamente após a criança morder.
Em primeiro lugar, deve permanecer calmo e ser firme. Fale com a criança dizendo com firmeza “não morda”, “quando morderes magoas os colegas”. Você tem que pronunciar as frases com firmeza e clareza para que a criança as compreenda. Deve entender que morder é errado, evitar longas explicações com frases complicadas pode custar muito mais para serem entendidas. Quando fala com calma, pode resolver a situação mais rapidamente.
Então a vítima deve ser consolada. Preste atenção à pessoa que recebeu a mordida, especialmente se for pequena. No caso de uma ferida ter sido gerada, a área deve ser limpa.Muitas vezes a criança que morde precisa ser consolada. Em muitos casos, as crianças não percebem o desconforto gerado pelas suas ações.
É muito importante conversar com a criança e oferecer alternativas. Quando a criança que mordeu fica em silêncio deve falar com ele e explicar que existem outras maneiras de se comunicar com os outros.Fonte:
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.