- This topic has 0 respostas, 1 utilizador, and was last updated Há 7 years, 7 months by
Liliana Silva.
- Post
- 17 de Junho, 2019 às 22:02
A organização da planificação pode ser feito em qualquer lado, utilizando qualquer dispositivo móvel, só necessitando de estar ligada à internet.
A grande vantagem desta plataforma é que pode ser utilizada pelas educadoras sendo útil em diferentes metodologias de trabalho. Existem educadoras que gostam de fazer planos de trabalho com algum tempo de antecedência (até porque pode ser uma exigência da instituição) e existem educadoras que fazem a planificação diária de manhã com o grupo, e estruturam o trabalho de uma forma mais fluída. A vantagem do educa4you é que podem utilizar conforme os interesses de trabalho de cada um.
Um ponto também muito interessante é que cada educadora ao criar as suas planificações vai criando também o seu próprio histórico.
Ao planear as atividades a desenvolver, a Educadora pode planificar as suas próprias atividades ou usar as sugestões que estão disponíveis na plataforma.
Caso surja durante a realização de uma atividade ou em consequência de um acontecimento extraordinário, a necessidade de planear uma nova atividade, basta ir ao calendário e adicioná-la. Ou seja, a planificação não é estanque. Em qualquer momento pode ser adicionada, retirada, modificada ou planificada uma nova atividade.Quando a Atividade é definida, vai aparecer uma caixa de texto com a indicação “Área de Conteúdo”, em que a Educadora seleciona os aspetos que pretende trabalhar com a realização daquela atividade.
São várias as Áreas de Conteúdo, as que aparecem para Creche são as que estão definidas pela Segurança social e as que aparecem para jardim de infância são as que estão nas Orientações curriculares do Ministério da educação. Aqui são selecionados os parâmetros que a Educadora pretende trabalhar e avaliar, e ainda podem ser introduzidos novos objetivos de acordo com o plano curricular da Educadora/Instituição.Na Planificação da Atividade é ainda possível inserir os recursos necessários para a realização daquela tarefa. Ou seja, neste campo a Educadora pode definir que materiais vão ser necessários para a realização dessa atividade. Desde tintas, livros, plasticinas ou folhas apanhadas no jardim.
Depois de planificada, por exemplo a semana, a Educadora, pode de forma simples e prática, ir aos Relatórios, e definir as datas em que planeou diversas atividade e imprimir o resumo das atividades programadas para esse período. Neste “mapa” constam o Nome da Atividade, a Área de Conteúdo, os Objetivos, a Descrição da atividade e os Recursos necessários para a realização da atividade, para que a Educadora possa antecipadamente saber o que vai necessitar para aquela semana, por exemplo.
As sugestões apresentadas na plataforma foram partilhadas por outras educadoras, que já as desenvolveram e as aplicaram em contexto de sala de aula. As sugestões apresentadas, são isso mesmo sugestões, e podem ser trabalhadas e adaptadas a cada grupo de alunos ou ainda melhoradas e alteradas pela Educadora.
Etiquetas: Planificações creche e pré-escolar
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.