Sugestões para o espaço exterior

Fóruns Pré-escolar Sugestões para o espaço exterior

  • Post
  • Liliana Silva
    Administrador

    Brincar no exterior

    As crianças são atraídas espontaneamente para explorar a natureza por isso é importante deixa-las correr e brincar de forma livre.
    Através de interações livres com a natureza e com os colegas, as crianças desenvolvem competências de cooperação, resolução de problemas, comunicação, auto regulação, motoras e constroem um sentido de comunidade.
    Relativamente ao espaço exterior da instituição podemos também criar espaços e disponibilizar materiais que podem potenciar mais aprendizagens e promover a criatividade. Apresento de seguida algumas sugestões que podem ser utilizadas para enriquecer o ambiente exterior onde as crianças brincam.

    Livros:
    Existem inúmeros livros muito interessantes sobre animais e natureza, e se as crianças pudessem levar livros para associar as imagens e os nomes de plantas e animais para o exterior ou então ouvir o reconto de uma história no exterior onde a podem representar em diferentes espaços? Podem mesmo usar livros para se inspirarem e criar personagens e espaços de fantasia no jardim e criar as suas próprias histórias e fábulas.

    Materiais de fim aberto:
    Acrescente uma variedade de peças soltas no seu espaço exterior convidando as crianças a serem criativas. Com troncos de madeira, pneus velhos, colheres de madeira, panelas de estanho, caixotes de cartão, tábuas de madeira, etc. convidam as crianças a imaginar, construir e investir tempo em brincadeiras exploratórias.

    Centros sensoriais:
    Um espaço pensado e construído para desenvolver os sentidos das crianças. Pode criar caixas com areia, água, seixos, conchas, feijões, sementes, ou o que lhe parecer interessante. Existem variadíssimas opções que podem passar por espaços musicais, espaços com espelhos ou espaços de cultivo de flores. Áreas construídas para estímulo sensorial, dando acesso livre a diferentes materiais e objetos para as crianças explorarem diferentes potencialidades do espaço exterior.

    Escrita e desenho ao ar livre:
    Disponibilizar um conjunto de materiais de escrita como giz, lápis de cera e lápis de carvão, com pranchas de molas e folhas para que as crianças documentem e desenhem as coisas que vêm. Podem acontecer alguns desperdícios de folhas com traços iniciados e desenhos abandonados, mas é uma ótima prática de pré-escrita. A criança tem oportunidade de parar, observar e desenhar a natureza, podem contar um conjunto pedras e fazer contornos de folhas, desenhar um mapa de linhas que levam a um tesouro secreto. Desenhar com giz no chão diferentes formas pode promover a conversa e a pensar de forma criativa.

    Artes visuais
    Trazer alguns materiais de arte para o ar livre, monte um cavalete com tinta e papel, lápis de cera ou aguarelas, afaste-se observe o interesse criativo a crescer. Colocar um cartão grande ou papel de cenário junto de frascos de cola e fita-cola onde as crianças podem construir as suas coleções num quadro gigante. Possivelmente dar às crianças tintas e pincéis e deixar que pintem as cercas ou a calçada.

    Jogos de grupo:
    Criar momentos de jogos de roda como o lencinho ou jogos de cooperação como o do balde de água que cada equipa tem de passar água entre os colegas de um balde para o outro utilizando apenas as mãos, gincanas, corridas de estafetas, etc. Estes jogos promovem o sentido de comunidade, desenvolvendo competências importantes como a cooperação e espírito desportivo, dando às crianças novas experiências que mais tarde elas podem fazer sozinhas.

    Sebenta da Natureza:
    Um caderno da natureza pode ser uma ótima forma de documentar as explorações ao ar livre. Pode deixar que as crianças colem objetos que apanham, ou façam desenhos ou até que possa registar nesse caderno os relatos das suas aventuras na natureza. É sempre bom incentivá-los a desenhar os seus diários.

    Jardinagem:
    Plantar flores ou sementes de produtos hortícolas é sempre uma forma de explorar diferentes materiais e temas. Podendo explorar o processo de germinação de diferentes plantas, cuidados ambientais, insetos, estágios de crescimento, nutrição, etc.

  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.